
Há muitas pessoas que ainda questionam o fato de se ensinar um ou mais idiomas a crianças quando estas ainda estão em fase de aprendizado da língua materna.
A mídia tem dado, recentemente, um grande destaque à importância de experiências precoces de aprendizado no desenvolvimento do cérebro humano.
A revista NEWSWEEK dedicou uma edição especial aos 3 primeiros anos de vida de uma criança indicando que “há uma janela de oportunidade” para o aprendizado de uma segunda língua, começando com 1 ano de idade. Um artigo na revista TIME, de fevereiro de 1997, sugere que línguas estrangeiras devem ser ensinadas às crianças tão logo seja possível.
O fato de aprender inglês cedo, de uma maneira natural e divertida, fará com que a criança sempre associe o idioma a alguma coisa agradável, incentivando-a a prosseguir no estudo para o domínio do mesmo. Isso lhe será útil em qualquer área de estudos, na sua carreira e em toda a sua vida.
Ensinando a nossas crianças, dos 4 aos 7 anos, sentimos a necessidade de desenvolver atividades que as ajudassem a educar os seus ouvidos e falar com pronúncia adequada, distinguindo os sons básicos do idioma em foco, além de estabelecer uma relação bastante positiva com o inglês, preparando-as também para a alfabetização no novo idioma, que ocorre de uma maneira mais fácil e natural.
Nossa proposta
O material didático utilizado é composto por histórias e músicas que são trabalhadas de maneira bastante lúdica e interativa com as crianças. Nosso objetivo é que elas se divirtam, aprendendo novas palavras, músicas e brincadeiras, desenvolvendo sua capacidade de interagir com os colegas em inglês!
Os vocabulários trabalhados têm relação direta com o cotidiano das crianças, possibilitando que elas transitem com facilidade e segurança entre os idiomas. O material didático traz histórias nas quais esses vocabulários são apresentados e contextualizados. O livro tem por objetivo dar continuidade e sequência aos conteúdos que são trabalhados em sala de aula.
MÚSICAS
As músicas são um instrumento muito válido e eficaz em qualquer método de ensino e para qualquer faixa etária. Com crianças, cuja capacidade de concentração continuada é muito pequena, a música na sala de aula pode ser usada tanto para relaxar como para despertar a atenção e ativar energias. Na música usamos letras que rimam e repetem determinadas estruturas, para fixação do que estamos ensinando.
As músicas devem ser acompanhadas de movimentos (sinestesia) para dar vida, entusiasmo as mesmas.
PROJETOS
A utilização de pequenos projetos como recurso pedagógico na aprendizagem das crianças, auxilia na organização do que é trabalhado nas aulas de inglês. Eles estimulam novas descobertas e abrem possibilidades de ampliar as conexões com o mundo através dos diferentes campos do saber, de maneira não linear e social. São nesses momentos de interação que as crianças podem experimentar e aplicar, compreender e estabelecer relações e participar ativamente do aprendizado da segunda língua.
A nossa experiência tem sido altamente positiva, surpreendendo-nos a capacidade das crianças em reconhecer sozinhas as estruturas aprendidas, e novas palavras que vão sendo acrescidas ao vocabulário do dia a dia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue bom ter gostado da idéia!
ResponderExcluirSerá muito bom compartilhar o que trabalhamos com os pais!
Aguarde novidades!
Parabéns à equipe do Rouxinol pela iniciativa. Sou mãe do Bernardo do primeiro ano tarde (turma da Sabrina). Ficamos encantados de poder ler novamente com ele a estória da "Goldilocks". Estamos ansiosos para ler mais estórias.
ResponderExcluir